CEOPS
Institucional

Após a ocorrência das grandes enchentes de 1983 em todo o estado de Santa Catarina, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) criou o "Projeto Crise", com o objetivo de desenvolver estudos para entender melhor o problema das frequentes precipitaçóes que geram as enchentes que historicamente assolam a bacia do rio Itajaí.

O SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS

A partir da enchente de 1983 a FURB criou o "Projeto Crise", com o intuito de resgatar as informações hidrológicas e elaborar estudos sobre as cheias na Bacia do Rio Itajaí-Açu. No ano de 1984 o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE instalou uma rede telemétrica com cinco estações de coleta automática de chuva e níveis nos municípios de Blumenau, Apiúna, Ituporanga, Taió e Ibirama. Junto ao Projeto Crise foi instalado o CEOPS - Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú,  mediante convênio firmado em agosto de 1984, entre FURB/DNAEE, para realizar a operação conjunta do sistema de alerta.Uma década depois, o Conselho Universitário da FURB criou o IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais, a partir do Projeto Crise, e agregou o CEOPS operante como um Centro Integrado ao próprio IPA. Sua instalação oficial se deu em 1996.


O Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu - CEOPS, desenvolve atividades como:

PREVISÃO DO TEMPO

A atividade de previsão do tempo é caracterizada por três etapas: 1) coleta dos dados meteorológicos e das imagens de satélite; 2) análise dos modelos matemáticos de previsão e 3) elaboração da previsão do tempo.

MONITORAMENTO DO NIVEL DOS RIOS E PREVISÃO HIDROLÓGICA

A bacia do rio Itajaí-Açu é monitorada por dezesseis estações telemétricas, que coletam, em tempo atual, o nível dos rios e a precipitação ocorrida. Com base nessas informações, são realizadas as previsões de nível para Blumenau, com até oito horas de antecedência.

LAUDOS TÉCNICOS

Elaboração de laudos técnicos de situações adversas (trovoadas, chuvas intensas e vendavais).

PESQUISA

São desenvolvidos estudos meteorológicos, climatológicos e hidrológicos  com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos principais sistemas meteorológicos que atuam no Sul do Brasil. Estes estudos também fornecem subsídios para o aperfeiçoamento dos modelos matemáticos de previsão do nível do rio Itajaí em Blumenau e outras cidades do Vale do Itajaí.

EXTENSÃO

Atividades de extensão são realizadas principalmente com a defesa Civil do municipio de Blumenau, quando as informações do Ceops são repassadas para a tomada de decisão em situações de risco de eventos extremos.

 

Previsão do Tempo

Nós temos 17 visitantes online

Login